Imagine estar dirigindo seu carro e, ao mesmo tempo, você visualiza o GPS como se estivesse suspenso no ar. Você olha um monumento arquitetônico e no mesmo instante pode ver tudo o que se sabe sobre ele. Ou então, acessar a internet sem que ninguém perceba o que está fazendo.
Pois é! É assim que engenheiros e cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, planejam o futuro. Estão desenvolvendo lentes de contato de silício com pequenos circuitos integrados que projetam imagens do tamanho do nosso olho. Seriam mesmo como monitores, permitindo ver ao mesmo tempo o mundo real e virtual.
As aplicações destas lentes são inúmeras e certamente irão revolucionar a forma como vemos as coisas. Dentre alguns dos seus recursos, podemos destacar o reconhecimento e a memorização de rostos, lugares, nomes, visualizar condições do tempo, o velocímetro do seu carro e muito mais. Os desenvolvedores do projeto disseram que as lentes em nada diferem das lentes convencionais, para correção de problemas de visão, a não ser pelo fato de possuírem um micro monitor ajustado ao olho humano.
As lentes ainda não estão sendo comercializadas e ainda não se sabe se poderão causar danos à visão. Mas o que se sabe é que em um futuro não muito distante elas serão combinadas à várias outras inovações, como os sensores vocais que podem enviar e receber as frequências das cordas vocais permitindo a chamada “telepatia virtual”, mas isto já é um outro assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário